Realizou-se no último sábado, 20 de junho de 2015, no Centro de Trabalho de Ovar, a XI Assembleia da Organização Concelhia de Ovar do PCP. Contando com uma boa participação dos militantes do concelho, a Assembleia aprovou por unanimidade a sua Resolução Política (em anexo) para os próximos anos e elegeu a nova Comissão Concelhia para o mesmo período.

A Resolução Política da XI Assembleia - construída de forma colectiva, como é apanágio do PCP - analisa a situação política e social do concelho; resume a actividade do Partido; sintetiza as medidas de reforço do Partido e define as grandes linhas de intervenção para o futuro no nosso município.
Na reunião, que contou com a participação de Tiago Vieira, membro do Comité Central do PCP, foi apresentado aos militantes o balanço da atividade desenvolvida pelo Partido no período decorrido desde a X Assembleia, em Outubro de 2012. Uma atividade que permitiu o reforço do PCP, com a entrada de novos militantes, na sua maioria jovens. De facto, o PCP desdobrou-se num vasto conjunto de iniciativas, desde a denúncia de injustiças e tomadas de posição sobre diversos assuntos de interesse local e nacional – dos quais a página www.ovar.pcp.pt dá a devida conta – até à participação em muitas e variadas lutas, sempre ao lado do Povo. Destacam-se, entre muitas outras, a luta em defesa do Hospital de Ovar, em defesa da agricultura na Marinha, contra o encerramento da Escola Oliveira Lopes, contra a municipalização da educação ou contra a privatização de serviços públicos como os CTT ou a ERSUC.

Composição da Mesa



A Assembleia reafirmou o propósito do PCP em Ovar contribuir, no quadro da Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV), para a afirmação de uma alternativa política, patriótica e de esquerda que ponha fim ao percurso de empobrecimento e acentuação das desigualdades no nosso País. Na realidade, a aplicação das políticas do atual governo PSD/CDS resultou no aumento da dívida pública e na recessão económica, apesar da venda ao desbarato de empresas públicas rentáveis e do brutal aumento de impostos sobre trabalhadores, reformados e pensionistas. Os portugueses em geral, e os ovarenses em particular, veem dificultado o acesso à saúde e com preocupação a entrega a privados da prestação de serviços públicos, como os transportes ou a recolha do lixo e o fornecimento de água. Estas políticas representam um incalculável e inadmissível retrocesso civilizacional, que apenas têm trazido sofrimento e pobreza a Portugal. Por isso se impõe romper com elas, rejeitando a responsabilidade do Povo nos desvarios dos grupos financeiros – em busca de lucro fácil – acolitados pelos governos ao seu serviço. Uma política alternativa não pode ser subserviente ao capital financeiro internacional!
 
 

Militantes

 
A Assembleia da Organização Concelhia do PCP em Ovar saudou com especial entusiasmo a Grande Marcha Nacional da CDU, “A Força do Povo”, que juntou em Lisboa, no passado dia 6 de junho, mais de 100.000 cidadãos numa jornada de afirmação, luta e confiança no futuro.

Esta grande mobilização permite à CDU encarar com elevado otimismo as próximas eleições legislativas. A XI Assembleia relevou a importância de o Povo de Ovar - e do Distrito de Aveiro em geral - estar representado na Assembleia da República, com uma voz que, verdadeiramente, o defenda. Por isso empenhar-se-á no esclarecimento de todos os eleitores, para que o primeiro candidato da CDU por Aveiro, Miguel Viegas, tão bem conhecido dos ovarenses, seja eleito deputado à Assembleia da República. Com a CDU, com a Força do Povo, é possível um rumo de progresso para Portugal!

Clicar aqui para visualizar o documento da Resolução Política da XI Assembleia da Organização Concelhia de Ovar