foto

Na sequência das ameaças que apontam para o encerramento da valência pediátrica do Hospital de Ovar, Jorge Machado, deputado do PCP na Assembleia da República, esteve na passada quinta-feira reunido com o Presidente do Conselho de Administração do Hospital para se inteirar sobre a actual situação.

Na conferência de imprensa que se seguiu, o deputado comunista destacou dois aspectos fundamentais: o primeiro diz respeito à situação em concreto sobre o encerramento da pediatria, que continua a ser negado apesar de se reconhecer a existência de uma comissão técnica destinada a estudar o assunto.

O segundo tem a ver com a qualidade do serviço, que o deputado teve oportunidade de visitar pessoalmente contactando directamente com o pessoal médico e auxiliar; de acordo com os dados fornecidos pelo Presidente do Conselho de Administração, naquele serviço são realizadas anualmente cerca de 6500 consultas externas às quais é necessário acrescentar cerca de 20 mil crianças atendidas anualmente na urgência.

Tendo tomado nota de todos aqueles elementos, Jorge Machado, que se comprometeu a enviar um requerimento ao governo sobre esta matéria, não deixou de apelar a todos para desconfiar destas comissões que servem invariavelmente para dar uma cobertura pseudo-científica a medidas políticas profundamente lesivas para a qualidade de vida das populações e que se enquadram numa ofensiva sem precedentes contra as funções sociais do Estado em geral e contra o Serviço Nacional de Saúde em particular.

Actualização: O documento está disponível na página do Parlamento, aqui.