Sessão decorreu no Auditório do Posto de Turismo do Furadouro

Num ambiente de grande alegria e confiança, decorreu este sábado, no Furadouro, a apresentação dos cabeças de lista da CDU à totalidade dos órgãos autárquicos do concelho de Ovar, ou seja, à Câmara e Assembleia Municipal e às oito freguesias do concelho a saber, Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Arada, S. João, S. Vicente Pereira, Ovar e Válega.

Depois de apresentada a mesa, composta das esquerda para direita (ver foto) por

·  Jorge Cordeiro, membro do secretariado e da comissão política do PCP
·  António José Macedo, membro da Comissão Concelhia de Ovar e da DORAV do PCP
·  Ana Areias, membro da JCP e da DORAV do PCP
·  José Costa, membro da Comissão Concelhia de Ovar e da DORAV do PCP e eleito da CDU na Assembleia Municipal de Ovar
·  Antero Resende, membro da Mesa Nacional do PEV, Partido Ecologista “Os Verdes”
·  Miguel Viegas, membro da Comissão Concelhia de Ovar e da DORAV do PCP
·  António Romão, militante do PCP

Mesa

... e perante um auditório cheio, José Costa passou a apresentar os 10 cabeças de lista, assim como o mandatário da candidatura concelhia.

Mandatário: António Romão

Médico obstetra. Militante do PCP com quase 4 décadas de militância durante as quais desempenhou tarefas de enorme responsabilidade, entre as quais, e apenas para citar uma, a de defender o Centro de Trabalho de Ovar dos ataques terroristas de grupos fascistas no período pós 25 de abril. Foi igualmente eleito da CDU em vários mandatos na Assembleia Municipal.

Câmara Municipal de Ovar:

António José Macedo

António Macedo

Tem 45 Anos. Ingressou no PCP e na JCP em 1980.

É coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte. É membro do Conselho Nacional e Comissão Executiva da Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca. É membro da Comissão Nacional das Pescas junto do Comité Central do PCP. É Membro do Conselho Nacional da CGTP e membro do Executivo e da Direcção Distrital da União dos Sindicatos de Aveiro.

É membro do Comité de Dialogo Social para as questões das Pescas na União Europeia, membro da Comissão Consultiva das Pescas e Aquacultura da União Europeia e Vice-Presidente da Associação dos Amigos da Ria de Aveiro e do Barco Moliceiro.

Pertence à Comissão Concelhia de Ovar e à DORAV do PCP.

Assembleia Municipal de Ovar:

Miguel Viegas

É Médico Veterinário e Licenciado em Economia pela Universidade de Aveiro.

Frequenta actualmente o programa de Doutoramento da Faculdade de Economia do Porto.

Acumula o exercício da profissão veterinária com a docência na Universidade de Aveiro onde é Assistente Convidado no Departamento de Economia e Gestão Industrial.

É Membro da Comissão Concelhia de Ovar e da Direcção Regional de Aveiro do PCP.

Freguesias (de norte para Sul)

Esmoriz:  Arlindo Barbosa

Cortegaça:  Dinis Silveira

Maceda: José Costa

Arada: Álvaro Sona

Ovar: Manuel Duarte

S. João: Manuel Barge

S. Vicente Pereira: José Lameira

Válega: Manuel Costa

Apresentados os candidatos, foi exibido um video preparado expressamento para a ocasião no qual é feita uma projecção do trabalho da CDU em Ovar e na região, assim como das razões que justificam o voto na CDU. O video estará disponível já a partir dia 4 em www.ovar.pcp.pt .

Nas várias intervenções que se seguiram e que viriam a encerrar a sessão, foram expressas as razões fundamentais desta candidatura CDU. Uma candidatuta que não decorre de qualquer projecto individual, representando antes o fruto de um processo de construção colectiva onde participam, para alem de militantes comunistas e do PEV, muitos homens e mulhares sem filiação partidária que encontram na CDU o seu espaço de afirmação cívica e política para intervir e ser uma voz activa neste concelho. Uma candidatura com projecto e com ideias capazes de romper com o marasmo e o imobilismo que têm marcado a gestão autárquica das últimas décadas. Uma candidatuta que se afirma por uma disponibilidade sem limites para trabalhar ao longo de 4 anos pela defesa e melhoria das condições de vida da nossa população. Pelo trabalho ímpar realizado ao longo deste mandato, bem patente no video apresentado, mas também e sobretudo pela qualidade da candidatura suportada por um amplo e valioso colectivo de homens, mulheres e jovens, todos acreditam estarem criadas as condições para um reforço importante da CDU nas próximas eleições.

Na intervenção de encerramento, Jorge Cordeiro, reforçando a validade do projecto autárquico da CDU e do seu enorme património de realização nos mais diversos locais do país, procurou situar esta batalha autárquica num quadro mais vasto ao longo do qual se vão realizar 3 actos eleitorais da maior importância, respectivamente para o Parlamento Europeu, Assembleia da República e Autarquias Locais. Três actos que justificam uma atenção redobrada mas onde é possível e desejável encontrar sinergias e pontes de relacionamento. A marcha convocada pela CDU para o próximo dia 23 de Maio, com o lema “Protesto, Confiança e Luta!”  poderá fazer convergir para Lisboa milhares de homens e mulheres que, num momento de profunda crise económica, queiram juntar a sua voz àqueles que exijem uma rotura com esta política que penaliza os mesmos de sempre, exigindo mais e mais sacrifício a quem trabalha ao mesmo tempo que entrega sem pestanejar milhões e milhões aos capitalistas que são precisamente os maiores responsáveis por esta crise.