Imagem sob Licença GNU de Documentação Livre - GFDLimagem

Contrariamente ao que acontece na generalidade das bibliotecas da região, sejam municipais ou universitárias, a Biblioteca Municipal de Ovar não dispõe hoje de rede wireless (internet sem fios). O serviço de acesso à internet é feito através de computadores fixos e está sujeito à aplicação de uma taxa moderadora a partir dos 15 minutos de utilização.

Apesar disto, é notório o congestionamento do serviço a determinadas horas do dia.

Posto isto, e considerando o facto de muitos utentes (nomeadamente os jovens) disporem hoje do seu próprio computador portátil, o representante da CDU na Assembleia Municipal, José Costa, enviou um requerimento dirigido à Câmara Municipal questionando-a sobre a viabilidade de ser instalado na Biblioteca o equipamento necessário à implantação de uma rede de acesso sem fios à internet. No seu requerimento José Costa aponta desde já duas vantagens: a possibilidade daqueles que dispõem de computador portátil poderem trabalhar na sua própria área e de forma totalmente autónoma, e o descongestionamento dos computadores fixos facilitando o acesso por parte dos restantes utentes.

Refira-se, por último, que esta medida corresponde a uma reivindicação de muitos utentes da biblioteca, tendo já motivado uma intervenção da CDU na última Assembleia Municipal, que não mereceu sequer uma resposta por parte do Sr. Presidente da Câmara.

Pode consultar o requerimento aqui.