imagem

Já não é a primeira vez que a CDU intervém acerca do transporte escolar, que tem merecido um conjunto de queixas por parte de pais, professores e alunos (sobrelotação, atrasos etc.). Desta vez os problemas surgem do Furadouro, de onde têm chegado várias reclamações sobre as péssimas condições em que as crianças e jovens daquela localidade são transportadas até à zona escolar.

Em consequência, José Costa, representante da CDU na Assembleia Municipal, depois de ter assistido à carreira das oito da manhã, onde se confirmaram - no fundamental - as queixas dos encarregados de educação e dos alunos, enviou de imediato um requerimento à Câmara Municipal, alertando-a para a situação. Quando se exige que cada passageiro tenha o seu lugar sentado, o que se vê é um autocarro que sai logo do Furadouro com inúmeras crianças em pé, situação que se agrava até ao limite do tolerável no Carregal, onde se torna difícil até encontrar lugares em pé.

Esta situação, de acordo com o deputado comunista, é tanto mais grave pelo facto de ter recentemente entrado em vigor a nova Lei do Transporte Colectivo de Crianças (Lei 13/2006 de 17 de Abril) que dá um prazo de seis meses às transportadoras para garantir um conjunto de requisitos de segurança: lugares sentados para todos os viajantes, cintos de segurança, vigilantes, motoristas habilitados, etc.

Pode consultar o requerimento aqui.