foto

Lamentavelmente e contra todas as expectativas de quem continua a acreditar que é possível evitar o encerramento das urgências do Hospital de Ovar, as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, PS, PSD e BE, recusaram uma proposta da CDU, pela mão de seu deputado José Costa, que ia no sentido de envolver a população na luta pela manutenção do Hospital através de uma concentração de protesto visando mostrar ao governo o real estado de indignação da população vareira.

Assim não entenderam as outras forças políticas representadas na Assembleia Municipal, preferindo manter a luta no interior dos gabinetes, multiplicando moções e ofícios, sem dúvida necessários, mas de efeitos mais que duvidosos. Posto isto não restou outra alternativa à CDU do que continuar a luta junto das populações, esclarecendo e mobilizando as pessoas.

foto

Neste quadro, vários activistas da CDU estiveram este domingo nas urgências do Hospital de Ovar recolhendo assinaturas em defesa do Serviço Nacional de Saúde em geral e do Serviço de Urgências do Hospital em particular. Para além da adesão unânime ao abaixo-assinado, no qual participaram utentes, funcionários do Hospital, bombeiros e até transeuntes que por ali passavam e imediatamente se quiseram associar a este protesto, importa valorizar o diálogo proporcionado por este tipo de iniciativa que permitiu aos activistas da CDU transmitir o que verdadeiramente está em causa com estas medidas: a privatização da saúde assim como de todas as funções sociais do Estado, rumo a uma sociedade cada vez mais desigual e injusta, onde os direitos sociais consagrados na nossa Constituição passarão cada vez mais a depender da carteira de cada um.