A Comissão Concelhia de Ovar do PCP saúda a importante vitória da luta dos pescadores.

A luta dos pescadores, juntamente com a intervenção do PCP na Assembleia da República, deu resposta às suas legítimas preocupações no que ao aumento do valor da licença para a pesca com majoeira diz respeito.

Ao contrário de anos anteriores em que as licenças foram atribuídas por um período de seis meses (outubro a março) com um custo de 9.98€, este ano foi cobrado aos pescadores pela mesma licença valores entre os 75 e 100€ e por um período de apenas três meses, devido ao pagamento de um suposto estudo.

De facto, após questionado pelo PCP, o Governo veio admitir ter sido um lapso o exorbitante valor cobrado para a obtenção da licença para a pesca com majoeira. E assume estar a contactar os pescadores para corrigir a situação.

Para o PCP é essencial que os pescadores sejam ressarcidos do valor erradamente cobrado sob a rubrica "emissão de parecer/estudo".

Fica mais uma vez claro que só a luta dos trabalhadores é o caminho para a resolução dos seus problemas e concretização das suas aspirações. Por isso, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP apela a todos os pescadores que prossigam a luta pela transformação das suas justas reivindicações em vida, como a da fixação de preços mínimos na primeira venda, por uma melhor gestão dos dias de pesca e pela igualdade na emissão de licenças.

Os pescadores sabem que podem sempre contar com o PCP!

Ovar, 22 de Novembro de 2020
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP

Sobre esta matéria, ver também:

A Arte Xávega com séculos de tradição em Portugal, é património histórico-cultural que importa preservar e valorizar
publicado em 15 outubro 2020,
em linha em 23 novembro 2020