António Macedo

A Comissão Concelhia de Ovar vem através desta nota comunicar o falecimento precoce de um dos seus quadros mais valorosos. António José Macedo, com 46 anos de idade, deixou-nos esta madrugada, vítima de doença prolongada.

Ao longo da sua curta vida, destacou-se nas mais diversas e persistentes lutas pela defesa da pesca, dos trabalhadores em geral e por um Portugal mais justo e desenvolvido. Cedo ingressou no PCP e na JCP em 1980 ainda em Castelo Branco, a terra que o adoptou quando regressou de Angola onde nasceu. Mais tarde, e já no distrito de Aveiro, assume a coordenação do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Norte.

Era membro do Conselho Nacional e Comissão Executiva da Federação dos Sindicatos do Sector da Pesca.  Era Membro do Conselho Nacional da CGTP e membro do Executivo e da Direcção Distrital da União dos Sindicatos de Aveiro. Era igualmente membro do Comité de Diálogo Social para as questões das Pescas na União Europeia da Comissão Consultiva das Pescas e Aquacultura da União Europeia. Recentemente tinha ainda assumido a Vice-Presidência da Associação dos Amigos da Ria de Aveiro e do Barco Moliceiro.

Ao nível do Partido era membro da Comissão Nacional das Pescas junto do Comité Central do PCP, da Comissão Concelhia de Ovar e da DORAV do PCP. Foi sempre candidato às muitas eleições onde participou, fossem locais ou nacioniais.

No ano passado, foi cabeça de lista nas listas da CDU para a Câmara Municipal de Ovar.

O seu corpo estará a partir desta tarde na Capela de S. Pedro em Ovar. O funeral realiza-se amanhã às 15h30, no cemitério de Ovar.

O Tozé partiu, mas deixa-nos o seu exemplo. Um exemplo de dedicação abnegaga em prol de um projecto e de um ideal em que ele, mais firmemente do nunca, acreditou até ao final dos seus dias. Este projecto continua vivo e actual. As sementes que ele deixou não deixarão de dar frutos.

Tozé, onde quer que estejas:

A Luta Continua!