A E.N. 327, no troço que se estende desde a rotunda do Pingo Doce até à passagem superior da A29, com cerca de 3 Km, é uma via estruturante para o concelho – liga-nos a Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis. Por estas razões, esta via mantém um tráfego intenso, mas é uma fonte permanente de insegurança para a população e deveria ser alvo de uma intervenção muito urgente pelas seguintes razões:

• O piso encontra-se bastante gretado, desnivelado, possui imensas tampas de saneamento soltas e muitas lombas ao longo da via, bem como um traçado da via inadequado.
  • Não existem guias de sinalização na via, o que coloca em perigo a circulação, especialmente a nocturna, devido à fraca visibilidade das guias e separadores na via.

Estado de degradação da via e ausência de guias de visibilidade

• Possui sinalização vertical inadequada, frequentemente avariada, nomeadamente os semáforos, junto ao centro de São João de Ovar e junto ao café Planalto.

Fim de proibição de ultrapassagem (antes da curva, sem visibilidade)

• Das sete passadeiras existentes ao longo da via, 3 estão junto a paragens de autocarro e à Escola Primária. Já ocorreram 3 atropelamentos de crianças, nos últimos 2 anos, junto às passadeiras com paragem de autocarros, onde entram e saem quando se deslocam para a escola.
  • Os passeios, recentemente reparados, estão levantados, partidos e desnivelados, colocando em perigo a circulação dos peões, tendo já ocorrido quedas, sobretudo das pessoas mais idosas; dever-se-ia accionar urgentemente a garantia da obra e reclamar a sua reparação imediata.

Degradação dos passeios, reparados recentemente

• Em termos gerais, em toda a via, os acidentes são muito frequentes: só a seguir à curva das Bombas Vieira, no sentido descendente, nos últimos 3 anos, já ocorreram 7 acidentes.

Local de acidentes frequentes; degradação da via, ausência de guias horizontais e traçado inadequado dos passeios

Na sequência destes problemas, e tendo em conta que já foram repetidamente denunciados em sede institucional - pelo eleito do PCP e pelo público na Assembleia Municipal e pelo eleito na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias - o PCP promoverá um abaixo assinado no sentido de envolver a população na resolução definitiva destes problemas que afectam o seu dia-a-dia.

Neste abaixo assinado é solicitada a reparação da via e das tampas de saneamento soltas; a reparação dos passeios; a construção de passadeiras ligeiramente elevadas em locais de maior densidade populacional, bem como a reconversão das já existentes; a colocação de bandas redutoras de velocidade, de lombas limitadoras, de semáforos limitadores de velocidade ou outra solução tecnicamente viável que dê mais segurança aos transeuntes, especialmente às crianças e aos idosos, com especial destaque nas passadeiras existentes junto à Escola Primária e às paragens de autocarros.

A Comissão de Freguesia de S. João de Ovar continuará um trabalho de proximidade junto da população, envolvendo-a na reivindicação da correcta atribuição dos dinheiros públicos na sua qualidade de vida das populações, e em especial na sua segurança.