br ar    v a l v

Fuga na rede de saneamento conforma perigo ambiental e de saúde pública em Esmoriz PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Comissão Concelhia de Ovar do PCP   
Quarta, 15 Janeiro 2014 19:05

Caixa de saneamento tem drenado água contaminada durante anos

Depois de ter alertado para problemas nas obras da AdRA em Gondezende, o saneamento volta a ser motivo de queixa em Esmoriz. Desta vez o problema coloca-se num propriedade particular localizada na Rua da Turquia, onde uma caixa de saneamento está a transbordar desde o dia 26 de Dezembro, inundando o terreno de dejectos e água contanimada. Para além da infiltração da água no terreno e subsolo, afectando a propriedade e as casas circundantes, acresce que esta acaba por drenar também para a Barrinha de Esmoriz, com impacto ambiental evidente.

Caixa de saneamento tem drenado água contaminada durante anosNo entanto o problema não é de hoje. Há já largos anos que em todos os Invernos esta situação se repete, tendo sido alertadas as autoridades competentes na devida tempa altura. Este ano foram efectuados vários contactos com a AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A., e mesmo após a visita de um piquete desta empresa, a situação manteve-se sem solução definitiva.

Acresce que também na própria Rua da Turquia se tem verificado a saída de águas contaminadas através das caixas de saneamento, após períodos de maior pluviosidade.


Seja uma infiltração das águas pluviais devido às chuvas no Inverno, seja uma possível ligação clandestina nalgum ponto da rede de sanemanto, o certo é que estamos na presença de um perigo não só ambiental como de saúde pública. Visto ser um problema recorrente que ao longo dos anos nunca teve solução definitiva, apesar dos múltiplos alertas, o PCP questionará o executivo municipal sobre a situação.

Vídeos documentando a situação aqui (31/Dezembro), aqui (3/Janeiro) e aqui (11/Janeiro).


Área inundada de águas contaminadas drena também para a Barrinha de Esmoriz, ao fundo


Problema também se coloca no exterior





REQUERIMENTO


Exmo. Senhor Presidente

Fomos recentemente alertados por moradores para um problema relativo ao saneamento na freguesia de Esmoriz. O caso localiza-se nas traseiras das habitações da Rua da Turquia, junto à Barrinha (ver anexo), onde uma caixa de saneamento tem estado a transbordar desde o dia 26 de Dezembro, inundando o terreno de dejectos e água contaminada. Para além da contaminação do terreno e subsolo, afectando a propriedade e as casas circundantes, acresce que esta acaba por drenar também para a Barrinha de Esmoriz, com impacto ambiental evidente.

O problema não é de hoje. Há já vários anos que em todos os Invernos esta situação se repete, tendo sido alertadas as autoridades competentes na devida altura. Este ano foram efectuados vários contactos com a AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A., e após a visita de um piquete desta empresa, a situação manteve-se sem solução definitiva. De salientar que a “ECOlinha” da Câmara foi também contactada pelos moradores.

Visto ser um problema recorrente que ao longo dos anos nunca teve solução definitiva, apesar dos múltiplos alertas, o PCP vem por este meio solicitar ao executivo municipal alguns esclarecimentos:

  • Tem a Câmara conhecimento desta situação?
  • Em caso afirmativo, que medidas foram tomadas no passado para evitar a recorrência?
  • Como pensa a Câmara actuar pela solução definitiva de um problema que é também ambiental e de saúde pública?

Sem mais de momento, e esperando que o problema seja rápida e definitivamente resolvido, despeço-me apresentando os melhores cumprimentos.


Miguel Jeri Correia de Sá
Deputado Municipal do PCP