Sim é Possível uma vida melhor!

Num momento de grande convulsão económica e social, onde todos os dias são anunciados novos despedimentos, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP arranca no concelho com a campanha nacional promovida pelo Partido Comunista Português com o lema "Sim é Possível uma vida Melhor!".

Nesta campanha, activistas e dirigente do PCP irão percorrer as muitas empresas do Concelho - particularmente aquelas que atravessam hoje dificuldades. Numa mensagem de ânimo e confiança, o PCP afirma que a situação que o país vive não representa nenhuma fatalidade. Representa sim a consequência de décadas de políticas de direita assentes na concentração da riqueza de alguns à custa da grande maioria do povo português. Só com uma repartição mais justa da riqueza produzida será possível relançar o consumo e ultrapassar a crise de sobreprodução em curso.

Pedro Guerreiro interpela Comissão Europeia sobre a Philips

Pedro Guerreiro, eurodeputado do PCPSeparando as reais dificuldades de outras situações frequentes onde o patronato aproveita a boleia da crise para despedir trabalhadores efectivos ou pura e simplesmente deslocalizar a produção para países onde a taxa de exploração é ainda maior, o PCP continua e continuará a acompanhar as lutas em curso cujo grau de intensidade tenderá certamente a aumentar. Ainda esta semana, Pedro Guerreiro, deputado do PCP no Parlamento Europeu, enviou à Comissão Europeia uma pergunta escrita (ver aqui) relativa à situação da Phillips, denunciando mais um escândalo de uma empresa que beneficiou de milhões e milhões em ajudas públicas e se prepara agora para fechar a sua fábrica em Ovar, deslocalizando a produção para a China.

Tendo em conta os últimos desenvolvimentos da situação da Aerosoles, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP decidiu iniciar a campanha nacional de contacto em Ovar precisamente nesta empresa, já esta segunda feira onde irá decorrer um plenário da maior importância. Logo de manhã, vários militantes e dirigentes do Partido marcarão assim presença às portas da fabrica incentivando os trabalhadores a manterem-se unidos na exigência de uma solução que contemple a manutenção da totalidade dos postos de trabalho. Ao longo das próximas semanas muitas outras serão as empresas visitadas, designadamente aquelas onde decorrem despedimentos directos ou indirectos através da não renovação de contratos a termo, como é o caso da Lusotufo, do F. Ramada, da Sebra-ovar ou ainda da Kirchhoff Automotive Deutschland (antiga Gametal) com a qual o governo comparticipou em Outubro do ano passado um investimento de 7,3 milhões de euros com vista à expansão da capacidade de produção, criação de 35 postos de trabalho e manutenção dos cerca de 300 existentes.

Pode consultar a Pergunta Parlamentar de Pedro Guerreiro aqui.