br ar    v a l v

CDU em defesa do mundo rural PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Comissão Coordenadora de Ovar da CDU   
Domingo, 14 Outubro 2007 22:00
Etiquetas:

foto

Na sequência de uma exposição realizada pela Ass. da Lavoura do Distrito de Aveiro, dirigida a todos os grupos políticos da Assembleia Municipal, acerca de uma vacaria situada no lugar da Marinha, propriedade de Judite Lopes, o deputado da CDU, José Costa, deslocou-se este fim-de-semana aquela localidade vareira para se inteirar do problema.

Sendo este um problema particular, a verdade é que o mesmo se repete em inúmeros locais do país e levanta questões prementes, de grande actualidade, que têm a ver com a viabilização de um mundo rural, sem o qual não existe um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. Num quadro onde as normas higiénicas, sanitárias e ambientais sufocam cada vez mais o sector produtivo, junta-se agora a expansão urbana, que gera situações de convivência nem sempre pacíficas e que deveriam exigir da Câmara uma profunda reflexão.

 

O sector leiteiro tem no concelho de Ovar uma importância inegável, seja pelo emprego que gera, seja pela riqueza criada. Nesta medida, a CDU junta-se ao apelo da ALDA no sentido da Câmara se colocar do lado da solução e não do problema na questão do licenciamento das indispensáveis obras de modernização daquela unidade de produção. Não é por acaso que foi publicado o Decreto-Lei 202/2005 que veio finalmente criar condições para o licenciamento de milhares de explorações que se encontravam no limiar da ilegalidade em virtude de uma legislação absurda e desadequada face à realidade do país. A defesa da pequena e média agricultura e do mundo rural é uma tarefa de todos os agentes políticos e particularmente do poder local. Seria, de facto, um absurdo, se depois de conceder milhões de apoios ao Grupo Amorim, a Câmara Municipal de Ovar virasse as costas a uma família honrada que trabalha diariamente para poder viver com um mínimo de dignidade numa exploração existente há mais de trinta anos.