Imprimir

Carlos Jorge Silva revisita Bairro do Lamarão

A CDU tem uma visão singular sobre a importância de manter a identidade e qualidade de vida dos Bairros Sociais e Populares de Ovar. No quadro da Assembleia Municipal a CDU já debateu por diversas ocasiões este tema, expondo a sua concepção durante a discussão quer da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Centro Histórico de Ovar, quer da revisão do Plano Director Municipal (PDM).

Sobre esta matéria a CDU, através do seu eleito na Assembleia Municipal, Miguel Jeri, contestou a excessiva centralidade da Área de Reabilitação Urbana (ARU), exigindo uma política de urbanização municipal que vá ao encontro de toda a matriz social de Ovar. Neste âmbito, considera que é tempo para lavar a cara aos diferentes bairros e ruas típicas, tornando-os também num factor de atractividade da cidade de Ovar, melhorando a sua exposição, dinamizando a sua actividade económica, garantindo habitação condigna, criando espaços aprazíveis para mais actividades lúdicas e sócios-culturais gerando assim múltiplos factores de integração social.

Assim, a CDU defende que a política urbana municipal não deve tocar exclusivamente no centro histórico, mas que, pelo contrário, deve identificar pólos de reabilitação em cada um dos seus bairros e ruas e respectiva identidade, criando uma cidade mais rica e diversificada. São disto exemplo vários bairros e ruas típicas: o Lamarão, o Bairro da Misericórdia, Bairro 25 de Abril, Bairro São José, Rua Castilho, Rua Licínio de Carvalho, Rua Ferreira Menéres e a Rua Capitão Leitão, entre outros.

Carlos Jorge Silva revisita Bairro do LamarãoMas a CDU não fica pelo debate. Inserida numa prática de trabalho de visitas regulares (e não apenas em vésperas de eleições) para ouvir as necessidades mais prementes e urgentes, uma delegação da CDU voltou uma vez mais ao Bairro do Lamarão para saber se as suas reivindicações anteriores já haviam sido acudidas. A delegação incluiu a presença de Carlos Jorge Silva, candidato à Câmara Municipal, que nos contactos efectuados pôde constatar que nenhum dos problemas levantados anteriormente foram resolvidos.

Recorde-se:

Carlos Jorge Silva revisita Bairro do Lamarão


Perante a última visita, a estes problemas a CDU acrescenta:

Posto isto, a CDU reitera a necessidade do Município de Ovar se prontificar a resolver estes problemas com a máxima urgência possível.

A CDU apresenta um projecto autárquico de valorização das zonas habitacionais, especialmente as mais esquecidas por este e outros executivos camarários. Neste sentido são fundamentais políticas de promoção da regeneração urbana que incluam estas áreas, bem como investimentos directos da Câmara nos arranjos dos espaços comuns (rede viária, passeios, rede de águas pluviais) e ainda na criação de infra-estruturas necessárias ao bem-estar da população (parques infantis, estruturas de apoio à actividade física, entre outras). A CDU continuará, como sempre o fez, a acompanhar a situação dos bairros sociais e populares de Ovar, lutando pela melhoria da qualidade de vida de quem lá habita.

Carlos Jorge Silva revisita Bairro do Lamarão

Carlos Jorge Silva revisita Bairro do Lamarão

Carlos Jorge Silva revisita Bairro do Lamarão