Imprimir

Escola Oliveira Lopes, em Válega

Desde o anúncio, no passado dia 24 de Junho e de forma totalmente inesperada, do encerramento da Escola Oliveira Lopes, que a população de Válega se tem mobilizado na sua defesa. De facto, e contrariando a atitude conivente da Câmara Municipal com as intenções do governo, a população desdobrou-se em várias acções de protesto, incluindo um abaixo-assinado que nesta data recolheu já mais de 1400 assinaturas.

O PCP salienta que esta escola, para além do valor histórico para os valeguenses, se encontra excelente localizada, necessitando apenas de obras de requalificação. Por outro lado, a transferência dos alunos para o Centro Escolar da Regedoura, mais longe do seu meio e das suas famílias, cria alterações nas dinâmicas e economias familiares, incluindo encargos com alimentação, transportes e outros. Situado a 30 minutos de distância a pé, o caminho para o Centro Escolar encontra-se ainda pejado de situações de perigo, como a EN 109, uma passagem de nível sem guarda e diversos arruamentos sem passeios ou medidas de segurança para peões. Mesmo com transporte escolar, o certo é eventualmente crianças farão este percurso a pé.

É neste contexto que o PCP apresentou na última Assembleia Municipal (AM), de 21 de Julho, uma moção no sentido de vincular a autarquia a tomar posição institucional por esta luta mais do que justa. A ser aprovada, esta moção obrigaria o município a tomar uma posição clara contra o encerramento, exigindo ao governo que anulasse a decisão, e levaria a Câmara a orçamentar as necessárias obras de requalificação.

Importa saber que, no vizinho concelho de Estarreja, também ele com várias escolas em risco de encerrar, uma moção semelhante foi aprovada por unanimidade na respectiva Assembleia Municipal, por proposta de PCP. Este facto não terá sido alheio à ampla participação da população que, junto das instituições e fora delas, tem feito ouvir a sua voz, tendo já reunido com a Comissão de Educação na Assembleia da República.

Surpreendentemente, a moção do PCP na AM de Ovar acabaria por ser rejeitada com os votos contra do PSD e de um voto contra de um deputado do PS, Jaime Almeida, também Presidente da Junta de Freguesia de Válega. A favor da moção votaram o PCP e o restante Grupo Municipal do PS, tendo o BE optado pela abstenção.

O PSD, ao tomar esta posição, mais não faz que evidenciar as cada vez mais óbvias contradições entre o discurso vazio de "defesa do município e das populações", e da atitude que toma na prática, de abdicar da defesa dos interesses dos munícipes e submissão à agenda governamental (de são exemplos a recentes posições favoráveis à privatização dos CTT e da EGF.)

O PCP tem sempre a mesma palavra: o encerramento desta Escola é negativo para todos. Coerente com a sua palavra, defendeu na Assembleia Municipal aquilo que disse à população. Os comunistas manifestam, apesar de tudo, a confiança de que enquanto houver força e vontade, vale a pena lutar contra o encerramento da Escola, apelando à população a que não deixe de se mobilizar por este equipamento.


Moção do PCP

Contra o encerramento da Escola EB Oliveira Lopes