Imprimir

Miguel Viegas, candidato da CDU às próximas eleições legislativas acompanhado de Miguel Jeri, eleito na Assembleia Municipal de Ovar, estiveram em Esmoriz em contacto com os utentes da CP. A população de Esmoriz, por uma questão de proximidade geográfica, desloca-se com maior frequência para a área metropolitana do Porto, onde trabalha ou estuda. Lamentavelmente, estes utentes ainda não puderam beneficiar da redução do passe social, aprovada na Assembleia da República com o contributo decisivo da CDU. Neste sentido a CDU exige que a CIRA, Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e a AMP, Área Metropolitana do Porto se entendam rapidamente para poder aplicar a redução do Passe Social a todos os utentes do concelho de Ovar (e dos restantes concelhos da CIRA) que fazem o trajecto pendular entre estas duas áreas metropolitanas.

A população de Esmoriz está a ser triplamente castigada no seu direito à mobilidade. Ao nível do transporte ferroviário, aguarda há décadas pela requalificação da linha e da estação, que parou no concelho de Estarreja. Ao nível do acesso rodoviário, dispõe apenas de uma alternativa, a A29, que foi portajada, apesar de nunca ter sido criada para tal. Para cúmulo, ainda não beneficiou da redução do Passe Social pelo simples facto da maioria das deslocações pendulares incluírem duas áreas metropolitanas distintas, a CIRA e a AMP. Para a CDU, que já apresentou uma moção sobre o assunto na Assembleia Municipal de Ovar, é inadmissível que a CIRA e a AMP não tenham chegado a acordo por forma a reduzir os Passes Sociais dos utentes dos concelhos a norte da CIRA como é o caso de Ovar e de uma das suas freguesias mais populosas, Esmoriz.

Para Miguel Viegas: "esta situação constitui um verdadeiro escândalo! A redução dos Passes Sociais para o serviço ferroviários é um imperativo social e ambiental. Não nos calaremos até que a população de Esmoriz e de Ovar possa beneficiar uma redução que foi aprovada na Assembleia da República para todos os portugueses!".

Aveiro, 14 de Agosto de 2019