A CDU em Esmoriz

A CDU realizou nova e frutuosa ação de contacto com a população de Esmoriz, no sábado, dia 29 de dezembro, durante a qual distribuiu a Carta-Apelo ao Povo de Esmoriz, de Albino Silva, candidato a presidente de Junta de Freguesia pela Coligação Democrática Unitária, nas eleições intercalares de janeiro próximo.

Quer da parte da manhã, no mercado local, quer da parte da tarde, no lugar da Praia e nos Bairros Sociais, a CDU foi recebida com simpatia pelos moradores, com os quais estabeleceu um vivo e profícuo diálogo.

Nestas trocas de opiniões, foi visível a profunda indignação e frustração que os esmorizenses sentem pelos impactos que estão a sofrer com as desgraçadas medidas do governo do PSD/CDS-PP, pelo constante incumprimento das promessas e da palavra pelos partidos que têm rodado no governo e na autarquia, os referidos e o PS, essencialmente, e pelo acumular dos problemas locais que aguardam há muito pela resolução devida.

A CDU na Praia de EsmorizO corte nos apoios sociais, a famílias com grande necessidade dos mesmos, foi das queixas mais escutadas; as deploráveis condições de habitação foi outra. Esta situação já poderia estar resolvida, não fora a recusa desumana da Câmara PS e do Governo do PSD/CDS-PP em concretizar o que há muito prometido está: a construção do Bairro Piscatório na Praia da Esmoriz.

De igual modo, o desemprego brutal, que não para de crescer, está a lançar muitas famílias no desespero, por se verem impedidas de obter o rendimento necessário para uma vida digna.

Outra das acusações formuladas foi a da degradação da rede viária, seja na zona dos pescadores, na Praia, seja na Rua da Estação, ou na rua Guerra Junqueiro, entre outras, esquecidas pela Junta de Freguesia anterior e pela Câmara PS. Estas preferiram concentrar-se em algumas obras, onde julgam colher maiores benefícios eleitorais; mas, mesmo aí, mostraram falta de organização, com efeitos nefastos para os habitantes circundantes.

A CDU na Praia de EsmorizEstes factos vêm ao encontro das posições e propostas que a CDU tem assumido; incluindo a preocupação, que também nos foi manifestada, pela elevada abstenção eleitoral que se pode registar em função de as pessoas não compreenderem a razão de ser destas eleições intercalares.

Se estes receios se vierem a confirmar, a responsabilidade será dos candidatos do GIPE, PS, PSD e CDS-PP que, enquanto eleitos na Junta e Assembleia de Freguesia anteriores, não se empenharam de forma suficiente para encontrar uma solução que evitasse o ato eleitoral presente.

Os candidatos e apoiantes da CDU, além de tomarem a devida nota de tudo o que lhes foi dito pelos populares, transmitiram uma mensagem de confiança, de que é possível iniciar outro caminho, que responda aos anseios das pessoas, estando nas suas mãos a possibilidade de o encetar, mudando o seu sentido de voto, não se abstendo, nem repetindo o voto nas velhas forças que sempre dominaram a autarquia, antes apoiando e votando na CDU.

Finalmente, segundo diversas notícias, os anteriores eleitos do PS e a ex-presidente da Junta de Freguesia terão apresentado queixa no Ministério Público, uns contra os outros, em razão do seu desempenho na Junta demitida.

Porque todos os envolvidos são atuais candidatos - Pelo PS e pelo GIPE - as regras elementares da democracia e da transparência exigem que confirmem a veracidade, ou não, dessas notícias e, em caso afirmativo, que informem a população dos motivos que os levaram a formular as referidas acusações.

Ação da CDU na Praia de Esmoriz

Esmoriz, 30 de dezembro de 2012