Ao longo de todo o dia, numa jornada organizada pela DORAV (Direcção Regional de Aveiro do PCP), os dois deputados do PCP no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro, têm estado em contacto com instituições do distrito representativas dos diversos agentes económicos e sociais do distrito. A jornada termina logo à noite com dois debates, um dos quais já foi anunciado, com a presença de Pedro Guerreiro na Junta de Freguesia de Ovar às 21:30 (o segundo realiza-se em Aveiro). Particularmente, no que diz respeito ao Concelho de Ovar, a deputada comunista Ilda Figueiredo esteve hoje de tarde na Yazaki Saltano, onde se reuniu com a Comissão Sindical daquela empresa.
Durante pouco mais de uma hora, Ilda Figueiredo procurou informar-se de diversos assuntos ligados ao futuro da empresa, mas também às condições de trabalho, funcionamento da Comissão de Higiene e Segurança, actividade sindical, etc. Note-se que a unidade de Ovar emprega hoje cerca de 1 milhar de trabalhadores, quando este número chegou a situar-se nos 3700 há poucos anos.
Da parte dos trabalhadores foi transmitida a sua apreensão quanto ao futuro da empresa, numa altura em que a Administração pouco ou nada diz sobre a sua estratégia de médio e longo prazo, designadamente no que diz respeito ao desenvolvimento de novos produtos. Aliada a esta incerteza ficou igualmente a determinação dos sindicalistas na defesa da empresa e seus postos de trabalho assim como a inabalável convicção de que não fosse a luta dos trabalhadores ao longo dos últimos anos, assim como a imprescindível intervenção do PCP no Parlamento Europeu e na Assembleia da República, provavelmente, a Yazaki Saltano de Ovar já não existiria.
Da parte de Ilda Figueiredo, cujo longo currículo de intervenções acerca da Yazaki é reconhecido por todos, ficaram os desejos de continuação da luta e a promessa de preparar um novo requerimento dirigido à Comissão Europeia no sentido de saber se a Yazaki continua ou não a receber subsídios da União Europeia e se existe por parte da empresa alguma candidatura para receber fundos comunitários e em que local da União Europeia.