Esclarecimento à porta das empresas (Yazaki Saltano)

Numa ampla acção nacional, o PCP está hoje em contacto com dezenas de milhares de trabalhadores em centenas de empresas por todo o país, contras a recem anunciadas medidas de austeridade, que mais não visam do que o reforço do domínio de classe do grande capital.

As medidas que o PS e PSD querem impôr agravam a exploração, empobrecem os trabalhadores e o povo português, enriquecem ainda mais os grupos económicos e financeiros, os seus accionistas e gestores, favorecem a especulação, agravam a dependência externa e destroem a capacidade produtiva, contribuindo para o afundamento económico do País.

 

Menos salário ao fim do mês, bens e produtos mais caros, eis o que o autêntico roubo agora anunciado nos salários – com a imposição de um novo imposto de 1 e 1,5% – conjugado com o aumento do IVA, irá determinar.

Um roubo que se junta ao anúncio de cortes no investimento público, de aumento de portagens, de diminuição do valor do subsídio de desemprego, de diminuição do valor passível de ser deduzido na colecta de IRS, da privatização de mais de uma dezena de empresas e que agravará a actual situação social e aprofundará a crise económica.

Um roubo nos salários, um roubo aos trabalhadores e ao Povo português, tão mais escandaloso quanto se sabe que os lucros e os privilégios dos grandes grupos económicos permanecem intocáveis, evidenciando que, ao contrário do que diz o governo, os sacrifícios não atingem o grande capital.


Nesta acção de rua que se irá realizar, que decorre em todo o país, e particularmente em Ovar (Yazaki, Bosch e outras) decorre  na véspera da votação da Moção de Censura ao governo PS e à política de direita apresentada pelo PCP na Assembleia da República, e encontra-se também inserida no forte apelo do PCP aos trabalhadores e ao povo português para que participem na manifestação da CGTP-IN marcada para Lisboa no próximo dia 29 de Maio.

Pode consultar o folheto distribuído aqui.

Contacto com trabalhadores da Yazaki