Rua N. S. Conceição está em "obras" há várias meses

Há já anos que a população do Sobral Velho (freguesia de S. João, Ovar) reclama por arruamentos condignos. Apesar das muitas promessas, a maioria das ruas não são beneficiadas há anos, havendo inclusivamente algumas onde as obras começaram há meses tendo posteriormente sido interrompidas inexplicavelmente (caso da Rua N. S. da Conceição).

Mas a principal razão que motivou a visita de Miguel Viegas, representante do PCP na Assembleia Municipal de Ovar, prende-se com as obras da SIMRIA com a colocação da rede em alta de saneamento na Rua do Sobral Velho. Num momento de forte crise social e económica e a propósito do qual são pedidos sacrifícios enormes às populações e aos trabalhadores que vão acabar por arcar com a esmagadora maioria dos custos da crise provocada pelo sector financeiro nacional e internacional, vamos presenciar mais um autêntico esbanjamento de recursos públicos.

Militantes do PCP  conversam com população

O caso explica-se em poucas palavras. Neste momento, uma empresa, a SIMRIA, acabou de esventrar toda a Rua do sobral velho, abrindo aí uma enorme vala para colocação do emissário que irá drenar os esgotos de S. João da Madeira. Depois deste serviço, irá novamente tapar a vala, e colocar um piso novo de asfalto na rua. Meses depois virá outra empresa, para destruir novamente o piso novo, abrir nova vala para então colocar a rede em baixa de saneamento. Poderíamos igualmente mencionar a rede de gás natural.

Perante esta situação completamente irracional, o representante comunista deslocou-se ao local onde falou com os moradores, de quem ouviu queixas e apreensões. O que está em causa não é apenas o esbanjamento de recursos públicos, é também o grande incómodo que estas obras acabam por provocar junto das populações, com a presença constante de máquinas e a rua transformada num autêntico lamaçal. Se ainda fosse para o saneamento que não existe ainda apesar de estarmos já em pleno século XXI, ainda valeria a pena o sacrifício.

PCP visita zona do Sobral Velho

Entretanto seguiu já mais um requerimento à Câmara, alertando-a sobre esta situação e exortando-a a tomar medidas que possam ainda inverter este desperdício. No mesmo requerimento, são colocadas mais duas questões relativamente às obras de repavimentação dos arruamentos da Ponte Reada (Rua N.S. da Conceição) e à necessidade de reforço de ecopontos (pelo menos) na Rua do Sobral Velho.

Pode consultar o requerimento aqui.