Jorge Machado com militantes do PCP no Furadouro

O litoral norte e centro e particularmente o concelho de Ovar tem sido fustigado por marés vivas que assumiram recentemente proporções tais que levantam sérias preocupações relativamente à segurança e bem estar das populações. Na costa litoral correspondente ao concelho de Ovar e particularmente na Praia do Furadouro, na Freguesia de Ovar, o mar ameaça hoje claramente toda a malha urbana. Para além do Furadouro assumem proporções alarmantes o avanço do mar nas praias de Maceda e do Torrão do Lameiro.

Perante a recente derrocada da Av. Infante D. Henrique ante a força das ondas, o Deputado do PCP na Assembleia da República deslocou-se esta semana ao local para se inteirar da situação. A praia praticamente deixou de existir tal a depleção de areia que se tem verificado, e as ondas acabam por rebentar em plena avenida central.

A segunda situação prende-se com a Praia de Maceda, onde a situação se aproxima perigosamente de uma calamidade pública. Nesta praia não existe nenhum núcleo urbano, mas a lixeira de Maceda, selada em 1998 poderá ser atingida brevemente. Na Praia dos Marretas, apesar da situação não ser tão grave, a verdade é que a preia-mar chega já muito perto do pinhal, antevendo uma situação semelhante à Praia de Maceda.

Estado actual da zona marginal do Furadouro

Este drama acontece apesar de ainda no ano passado se terem gasto mais de sete milhões de euros com obras de reforço da protecção da costa incluindo esporões e enrocamentos. Estão neste momento em fase de candidatura projectos no valor de outros tantos milhões de euros visando reconstruir novamente o que foi destruído, alimentando o habitual ciclo perpétuo em que o processo de defesa da costa de encontra há já décadas.

No requerimento entretanto enviado ao Governo, Jorge Machado, não deixando de considerar a necessidade de enfrentar estes problemas com soluções imediatas que se impõem por força das circunstâncias, afirma não ser possível adiar por mais tempo uma abordagem global e integrada sobre esta matéria que exige um comprometimento sério e empenhado do governo central. Com esta ideia fundamental em mente, o deputado questiona o que está efectivamente a ser feito no quadro da urgente necessidade de se constituir uma ampla estratégia integrada que possa contribuir para uma resolução definitiva e sustentada deste gravíssimo problema da erosão costeira. Aproveitando o requerimento, é igualmente questionada a situação do POOC Ovar-Marinha Grande, aprovado em 2000 e actualmente em fase de revisão.

Pode consultar o requerimento aqui.