foto

Tal como a CDU tinha previsto, foi com uma mão cheia de nada que a delegação de autarcas composta por todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal (incluindo a CDU) regressou da audiência realizada na passada sexta-feira no Ministério da Saúde.

Apesar das inúmeras moções votadas nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal e apesar do extenso relatório apresentado pelo Executivo Municipal (assim como dos inúmeros pareceres de outras instituições do Concelho e da própria Organização Regional do Partido Comunista Português), a verdade é que o Ministério se mantém inabalável na sua intenção de encerrar as urgências do Hospital de Ovar.

Sendo este aspecto lamentável e revelador do sentido que o Governo atribui ao conceito de "discussão pública", já o facto de a Secretária de Estado da Saúde mostrar total desconhecimento relativamente aos documentos enviados assim como aos argumentos que os suportam, constitui um verdadeiro escândalo e uma total falta de respeito perante a população de Ovar e seus representantes.

A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU entende que este fracasso deve representar um motivo de reflexão para todas as estruturas locais do PSD, PS e BE, que apostaram exclusivamente na via institucional com moções e pareceres, inviabilizando propostas da CDU que iam no sentido de envolver a população em iniciativas de protesto à semelhança do que tem sido feito em inúmeros locais do país.

Nessa medida, e tendo em conta estes últimos desenvolvimentos, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU entende que nada ainda está perdido e que, hoje mais do que nunca, importa sensibilizar toda a população para a necessidade de demonstrar o seu mais vivo repúdio perante esta política do Governo.

Nesse sentido a CDU e seus activistas irão desde já desenvolver contactos no sentido de viabilizar uma iniciativa convergente destinada a dar voz à população de Ovar em defesa do seu Hospital e suas valências.