Militantes do PCP com moradores

No passado fim-de-semana uma delegação do PCP esteve numa visita ao Bairro do Lamarão, onde foram contactados diversos moradores para auscultar as suas preocupações e necessidades. Destes contactos resultou a detecção de diversos problemas, alguns dos quais, na óptica do PCP necessitam resolução urgente.

Na Travessa Dr. Cunha foi encontrado um problema já anteriormente denunciado pelos comunistas mas que, apesar disso, ainda não teve qualquer resolução por parte do autarquia. No final desta travessa, num beco localmente conhecido como "Rua do Poço", encontram-se alguns moradores “acantonados” em casas muito rudimentares, sendo que 6 delas não contam com acesso a saneamento e 4 não contam sequer com água potável canalizada. Relativamente ao saneamento a questão parece prender-se com a quota baixa a que se situam as habitações. Neste sentido, o PCP questionará a Câmara sobre que soluções poderão ser encontradas para estas famílias, uma vez que não é aceitável que estas pessoas, em pleno centro de Ovar, tenham de encontrar soluções alternativas para as suas necessidades. A questão da água potável é igualmente grave uma vez que, segundo os moradores, "apenas" não foi construído o ramal de acesso, não parecendo aqui existir obstáculo técnico de maior à sua ligação. De referir ainda que na área mencionada o pavimento apresenta sinais de cedência, que importa reparar.

Piso com sinais de cedência na "Rua do Poço"

Relativamente aos arruamentos, designadamente na Rua Dr. Cunha, os passeios estão degradados; são várias as grades das águas pluviais que apresentam sinais de cedência, sendo que algumas destas grades, pela sua dimensão, são periodicamente veículo de maus cheiros. Aliás, em todo este bairro existe uma enorme indefinição entre as vias pedonais e a via rodoviária. É hora de repensar numa intervenção integrada que torne as infraestruturas públicas esteticamente mais agradáveis, ordenadas e salubres, em complemento com os objectivos de reabilitação Área de Reabilitação Urbana (ARU) de valorização do nosso património e identidade locais.

Passeios degradados no Bairro do Lamarão

É conhecido de todos que desde há muitos anos este bairro está apetrechado com balneários colectivos, que foram construídos para suprir as necessidades de casa de banho, abastecimento de água e saneamento, de muitas famílias daquele bairro. Hoje, tendo deixado de ser um equipamento de primeira necessidade para uma grande parte destes moradores, ainda é um bem essencial e único para alguns deles que não dispõem de água quente em casa. Mas não só: actualmente estes balneários servem indivíduos e famílias vindas de paragens um pouco mais distantes, como por exemplo, Carregal, Ponte Nova e Marinha. Servem também alguns elementos da comunidade cigana, imigrantes que se encontram em condições socialmente delicadas, assim como pessoas sem-abrigo.

No entanto, e segundo a informação prestada, o balneário não faz stock de garrafas de gás para aquecimento da água, criando períodos de inactividade deste equipamento quando o gás da garrafa acaba. Num momento em que a Câmara Municipal de Ovar se vangloria da sua disponibilidade financeira, não será certamente pela falta de recursos financeiros, mas de um planeamento desadequado, que importa corrigir.

Balneários junto ao Bairro do Lamarão

Ainda relativamente aos balneários, o PCP acompanha a preocupação dos moradores sobre a possibilidade da Câmara Municipal de Ovar fechar estas instalações. Neste contexto, o seu eleito municipal questionará a Câmara sobre a veracidade desta informação.

O PCP, numa política de proximidade, continuará os seus contactos junto da população, prestando contas do trabalho realizado, sempre no sentido da resolução dos seus legítimos anseios, da garantia dos seus direitos e da justa aplicação dos dinheiros públicos para a sua concretização.