Há 95 anos, a 7 de novembro ( 25 de outubro pelo calendário Juliano)de 1917, com a Grande Revolução de Outubro na Rússia, a Humanidade entrou na Era da construção de uma organização social nova, de progresso social, a Era da transição do capitalismo para o socialismo.

Tem sido um processo com desenvolvimentos inesperados, caracterizado, simultaneamente, por grandes avanços civilizacionais, desvios, atrasos e derrotas.

Se os progressos beneficiaram muito a Humanidade, ao contrário, as derrotas têm tido um impacto muito negativo na vida dos povos, que fizeram essas revoluções e em todo o mundo.

A experiência demonstra que o domínio do capitalismo está a conduzir o mundo para a barbárie.

O que ocorre, neste momento, em Portugal, vítima da ofensiva brutal do poder do capital e dos seus diversos agentes, contra as condições de vida dos trabalhadores e de quase toda a população, é também uma prova disso mesmo.

O que reforça a necessidade da substituição do capitalismo por uma organização social superior - que será edificada por cada povo segundo as suas particularidades próprias - onde o ser humano, o seu bem estar e felicidade, seja o centro do funcionamento social, o socialismo.

Comício dos bolcheviques, em São Petersburgo, com Lenine, em 1917
Lenine discursa em São Petersburgo em 1917
As forças revolucionárias tomam o Palácio de Inverno, a sede do governo, São Petersburgo, 7 de Novembro de 1917.
As forças revolucionárias tomam o Palácio de Inverno, a sede do governo, São Petersburgo, 7 de Novembro de 1917.
1.ª Proclamação do Poder Revolucionário
Aos Cidadãos da Rússia!

O Governo Provisório foi deposto. O poder de Estado passou para as mãos do órgão do Soviete de deputados operários e soldados de Petrogrado — o Comité Militar Revolucionário —, que se encontra à frente do proletariado e da guarnição de Petrogrado.

A causa pela qual o povo lutou — a proposta imediata de uma paz democrática, a supressão da propriedade latifundiária da terra, o controlo operário sobre a produção, a criação de um Governo Soviético — esta causa está assegurada.

 

Viva a revolução dos operários, soldados e camponeses!

 

O Comité Militar Revolucionário

anexo ao Soviete de deputados operários

e soldados de Petrogrado

 

25 de Outubro de 1917, 10 da manhã.